Para Ler

Acesse e faça download

O Projeto alcançou milhares de estudantes em escolas municipais de Ourilândia do Norte, Tucumã, Curionópolis e Marabá, reforçando a proteção da infância e o enfrentamento ao trabalho infantil.

A ONG Rádio Margarida concluiu a circulação do espetáculo “O Domador e os Animais Nada Abestados – Pelo Enfrentamento ao Trabalho Infantil no Estado do Pará”, encerrando um ciclo de apresentações que percorreu escolas públicas de quatro municípios do sudeste paraense: Ourilândia do Norte, Tucumã, Curionópolis e Marabá.

O espetáculo “O Domador e os Animais Nada Abestados” é uma realização da ONG Rádio Margarida, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.

 

Com sessões marcadas por intensa interação e entusiasmo, a iniciativa levou teatro, arte-educação e informação sobre os direitos da infância para milhares de estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Em alguns municípios, a mobilização superou as expectativas, reunindo mais de duas mil crianças ao longo da programação.

Encenado por meio do teatro de bonecos e de uma narrativa lúdica, o espetáculo apresenta o universo simbólico de um “circo” comandado por um domador autoritário que explora os chamados “animais nada abestados” personagens que representam, de forma metafórica e acessível, situações de violação de direitos e de trabalho infantil.


A cada escola visitada, repetiam-se cenas de risos, participação ativa das crianças e reflexões profundas sobre o que significa proteger a infância. Após as apresentações, a equipe da Rádio Margarida promovia rodas de conversa com estudantes e educadores, ampliando o entendimento sobre os direitos garantidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e os caminhos para a denúncia.


Para a diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Rodrigues, professora Williane Oliveira, a experiência foi marcante: “Foi mágico ver o brilho nos olhos dos nossos alunos. A arte também é pedagógica. Ver a alegria deles foi contagiante. Todos compreenderam a temática, entenderam que o trabalho infantil é crime e que existe um número de telefone para denunciar”.

Para a mobilizadora social e coordenadora de projetos da Rádio Margarida, Carmen Rita Chaves, o encerramento do ciclo simboliza mais do que a conclusão de um projeto. Representa a confirmação de que a arte segue sendo um instrumento potente de sensibilização e transformação social, especialmente quando dialoga com as realidades das crianças e das comunidades escolares, “consideramos que o elemento lúdico apresentado no espetáculo encantou o público, tanto de professores quanto dos alunos, assim, possibilitando uma compreensão clara de que a exploração do trabalho infantil é uma grave violação dos direitos das crianças e dos adolescentes e que a denúncia é fundamental para que esse ciclo de violência seja interrompido e efetivamente ocorra a punição desses criminosos.” 

Ao todo, o projeto realizou em 2025, 28 apresentações gratuitas, sempre com forte envolvimento da comunidade escolar. Em Marabá, último município do cronograma, o encerramento aconteceu em clima de celebração e reconhecimento pelo impacto alcançado.

Educadores também destacaram a importância do teatro como ferramenta pedagógica. A professora Katiuscia Brito, que é diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Elinda Simplício Costa, ressaltou: “A forma lúdica de transmitir conhecimento permite brincar e aprender ao mesmo tempo. O Domador aborda um tema fundamental, que é o trabalho infantil. A linguagem utilizada pela ONG Rádio Margarida facilita a compreensão e a fixação da mensagem por cada criança que assistiu”.

Com mais de três décadas de atuação na Amazônia, a Rádio Margarida reafirma seu compromisso com a educação popular, com a arte como ferramenta de transformação social e com a defesa incondicional dos direitos das crianças e adolescentes.

© 2022 Rádio Margarida | Todos os direiros reservados.