Ação educativa, artística e cultural patrocinada pelo Instituto Cultural Vale reuniu escolas para debater sobre a proteção integral e os direitos da criança.

Nos dias 9 e 10 de setembro de 2025, o município de Ourilândia do Norte, no sudeste do Pará, recebeu a circulação do espetáculo teatral “O Domador e os Animais Nada Abestados – Pelo Enfrentamento ao Trabalho Infantil”, promovido pela ONG Rádio Margarida.

O espetáculo “O Domador e os Animais Nada Abestados” é uma realização da ONG Rádio Margarida, do Ministério da Cultura e do Governo Federal, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.
A ação reuniu em média 2 mil alunos da rede municipal de ensino, que tiveram a oportunidade de assistir ao teatro de bonecos em apresentações realizadas nas escolas Professor Eliomar Alves, Madre Teresa de Jesus, Pedro Domingos Cabral, Machado de Assis e Deilton Dias.
Com dramaturgia lúdica e interativa, o espetáculo denuncia, de forma crítica e metafórica, a exploração do trabalho infantil, reforçando a importância da proteção integral de crianças e adolescentes. Entre bonecos que representam animais nada “abestados” e um domador autoritário, a narrativa conduz o público infantil a refletir sobre os direitos da infância, sempre com humor, música e imaginação.

Para a coordenadora da ONG Rádio Margarida, Carmen Rita Chaves, levar o projeto a Ourilândia do Norte foi motivo de grande alegria.
“Estar nesta região do Pará com um espetáculo que fala sobre a infância e a necessidade de protegê-la é uma experiência profundamente significativa. É gratificante ver o brilho nos olhos das crianças, que se divertem, aprendem e se posicionam diante do tema. Isso nos motiva a seguir fortalecendo a cultura da proteção integral. A presença de quase duas mil crianças das escolas municipais confirma que a arte é um caminho potente para a transformação social”, destacou.

A recepção nas escolas também foi marcada pelo entusiasmo de educadores e gestores. A professora Kesia Teles que é coordenadora pedagógica na Escola Municipal de Ensino Fundamental Pedro Domingos Cabral, acompanhou as apresentações, ressaltou a relevância da iniciativa:
“Muito interessante o trabalho apresentado hoje aqui na escola. As crianças gostaram. Nós percebemos que houve um grande envolvimento de todas. Elas puderam compreender o que foi passado. É uma história contada através dos animais. Então, isso chamou muito a atenção e creio que essa mensagem eles vão levar por toda a vida.”

Ao final de cada apresentação, rodas de conversa foram realizadas com alunos e professores, reforçando os canais de denúncia e diálogo sobre os direitos previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Com a mensagem clara de que infância é tempo de aprender, brincar e sonhar: nunca de trabalhar, a Rádio Margarida reafirma seu compromisso histórico de mais de 30 anos com a educação popular, os direitos humanos e a arte como ferramenta de transformação social na Amazônia.