Para Ler

Acesse e faça download

O “Índice de Necessidade de Creche 2018-2020 e estimativas de frequência: insumos para a focalização de políticas públicas” é uma publicação que traz dados sobre o acesso a creches pelas crianças que mais precisam delas no Brasil.

O principal público-alvo do INC são os gestores públicos municipais vinculados à educação e ao desenvolvimento infantil, mas a publicação também oferece subsídios para gestores estaduais e federais, pesquisadores, profissionais da imprensa, parlamentares e qualquer pessoa que tenha interesse ou que atue com os direitos da criança.

Baixe o PDF aqui.

O que é o INC

O INC é um índice que permite estimar, nos estados brasileiros, a quantidade de vagas em creche necessária para atender a população brasileira em zona urbana, com base em critérios de priorização.

Tais critérios têm como foco as crianças que mais precisam, considerando aspectos como pobreza, monoparentalidade (quem tem apenas um dos pais, normalmente a mãe) e a necessidade da mãe ou do cuidador principal ter acesso ao mercado de trabalho.

Em 2019, considerando a população das zonas urbanas, 2,2 milhões de crianças para as quais a creche era fundamental não tiveram a possibilidade de acessá-la. Abaixo, uma das tabelas do estudo indica a porcentagem de crianças que frequentaram a creche em 2018, 2019 e 2020. Em 2020, por exemplo, apenas 25% das crianças em situação de pobreza no Brasil frequentaram creche. Isso significa que 75% não frequentaram.

© 2022 Rádio Margarida | Todos os direiros reservados.