2006 – Foram realizadas 3 oficinas, objetivando a formação de um Coletivo de Educadores Ambientais de Munguba (vila industrial do distrito de Monte Dourado, município de Almeirim-PA). Buscou-se o envolvimento gradual, direto ou indireto, da comunidade escolar (professores, funcionários, alunos, pais e toda a população em geral) no sentido da construção de um conjunto de ações educativas que façam a comunidade se envolver com os processos da coleta seletiva e a reciclagem do lixo.

Nas oficinas, os conteúdos tiveram como base conceitual a “Carta da Terra”, “Agenda 21 na escola e seus instrumentos de Educomunicação”, e ainda “Os Sete saberes necessários à educação do futuro” proposta pelo pensador Edgar Morrin.

Na primeira oficina o tema trabalhado foi consumo sustentável, tendo como instrumental de abordagem a dinâmica interativa, que possibilitou a integração e sensibilização do público para a necessidade do fortalecimento do projeto de Educação Ambiental na escola, seguida da leitura conjunta de texto e debate dos pontos relevantes.

Na segunda oficina o tema desenvolvido foi coleta seletiva, com visita nos espaços da escola reservados para a seleção do lixo. Foram realizadas dinâmicas para memorização das cores associadas aos tipos de resíduos.

Na terceira, os eixos temáticos foram coleta seletiva e educomunicação, com ênfase na compreensão dos conceitos e ideias relacionados à coleta seletiva; reciclagem do lixo; instrumentos de educomunicação; definição de pauta para ser apresentada na rádio local; fortalecimento do projeto de Educação Ambiental na escola; e a sensibilização para adoção de novas práticas de uso e descarte dos resíduos. Como atividade final da oficina foi realizada uma caminhada, que teve a participação da comunidade, na qual foram transmitidas informações sobre coleta seletiva e reciclagem do lixo.

2007 – No mês de Junho, foram realizadas atividades durante 4 dias no distrito de Monte Dourado (município de Almeirim-PA), com eventos de duração em média de 3 horas, duas vezes por dia. As ações foram realizadas para os funcionários da fábrica, escritório e mina da CADAM (produtora de caulim), bem como para funcionários terceirizados.

Como proposta interativa nas escolas, foi realizada uma Gincana Ambiental em dois dias, unificando as escolas de Monte Dourado e Munguba. As atividades artísticas de teatro e teatro de bonecos foram realizadas nas escolas destas duas localidades, e os temas abordados no texto foram preservação e o uso sustentável do meio ambiente. Também foi confeccionado um bonecão para interação com o público e transmissão de mensagens educativas.

O público alcançado foi estimado em 3.550 pessoas, entre crianças, jovens e adultos.

© 2022 Rádio Margarida | Todos os direiros reservados.