Links

Cipó – Comunicação Interativa

É  uma organização civil sem fins lucrativos, fundada em 1999 por comunicadoras que tinham um sonho: transformar a vida de meninas e meninos de classes populares por meio da Comunicação. O CIPÓ queria que essa moçada ampliasse a sua visão da realidade, tivesse ouvidos bem abertos, colocasse a boca no trombone e participasse ativamente de sua comunidade.

www.cipo.org.br

Ciranda

Foi fundada no dia 8 de julho de 1998, em Curitiba-PR, por sete então estudantes de Jornalismo, com o objetivo de produzir um trabalho mais sistemático de cobertura e análise do que a imprensa paranaense publica sobre infância e adolescência. Desde então, a equipe desenvolve um reconhecido trabalho de orientação aos veículos de comunicação do estado, oferecendo pautas especiais, atendimento personalizado aos jornalistas, mobilização em datas específicas relacionadas ao universo infanto-juvenil, organização e disseminação de informações especializadas e realização de projetos de educomunicação diretamente voltados a crianças e adolescentes. O missão de Ciranda é: “Promover e defender os direitos da criança e do adolescente por meio de ações de comunicação e educação para uma realidade mais justa e solidária.”

www.ciranda.org.br

Criar Brasil

Centro de Imprensa, Assessoria e Rádio - é uma organização não-governamental formada por pessoas que acreditam na força transformadora da comunicação democrática e apostam no rádio e na internet para contribuir com a construção de um país mais justo e a melhoria da qualidade de vida da população brasileira

www.criarbrasil.org.br

Escola de Conselhos – Pará

É um projeto de Formação Continuada de Conselheiros dos Direitos e Conselheiros Tutelares do Estado do Pará, como uma proposta de formação continuada e diferenciada por níveis de necessidades e perfis dos Conselhos.

A Escola de Conselhos é gerenciada pela Universidade Federal do Pará (UFPA) em parceria com a Universidade Estadual do Pará (UEPA) e com a Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (SEDES), que irão compor o Grupo Gestor (GG) junto com Ministério Público Estadual (MPE) e as seguintes organizações da sociedade civil referenciadas pela ampla atuação e experiência na área da criança e do adolescente.

www.escoladeconselhospara.org

Gira Mundo

Foi fundado em 1970, pelos artistas plásticos e professores universitários Álvaro Apocalypse, Terezinha Veloso e Madu Vivacqua. A formação acadêmica dos três contribuiu para a solidificação do Giramundo como um grupo múltiplo, que busca explorar todos os campos da criação artística, aplicando-os à prática do teatro de bonecos para agradar às crianças e à família.

O Giramundo, hoje, oferece oficinas, palestras e mostras itinerantes, se apresenta no palco e na rua, cria bonecos e animações para TV. Além disso, a equipe de marionetistas pode realizar até três espetáculos do repertório do grupo, ao mesmo tempo e em locais diferentes.

www.giramundo.org

A Kindernothilfe – KNH

É uma agência de desenvolvimento, fundada em 1959 na Alemanha, com enfoque na criança e no adolescente. Seu objetivo é melhorar as condições de vida de crianças e adolescentes que vivem nos países mais pobres do mundo.

br.kindernothilfe.org

Ministério do Desenvolvimento Social

O  Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) é o responsável pelas políticas nacionais de desenvolvimento social, de segurança alimentar e nutricional, de assistência social e de renda de cidadania no país. É também o gestor do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS).

Criado em 23 de janeiro de 2004 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cabe ainda ao MDS a missão de coordenar, supervisionar, controlar e avaliar a execução dos programas de transferência de renda, como o Fome Zero, cujo maior expoente é o cartão Bolsa Família, bem como aprovar os orçamentos gerais do Serviço Social da Indústria (SESI), do Serviço Social do Comércio (SESC) e do Serviço Social do Transporte (SEST).

www.mds.gov.br

Observatório da Infância

É uma organização não governamental, idealizada pelo pediatra Lauro Monteiro e fundada no Rio de Janeiro em 1988. É o objetivo fazer do Observatório da Infância um canal de informação sobre os direitos de crianças e adolescentes. O Observatório pretende ser um órgão de comunicação, um elo de ligação entre o conhecimento técnico-científico e o conhecimento popular, uma tradução da linguagem teórica e acadêmica para a informação popular e prática.

www.observatoriodainfancia.com.br

Projeto Saúde e Alegria

O Projeto Saúde e Alegria – PSA – nasceu de uma experiência prática do médico Eugenio Scannavino e da arte-educadora Márcia Gama, contratados em 1983 pela Prefeitura de Santarém/PA para assistência em saúde nas comunidades rurais

Atua na Amazônia desde 1987 promovendo processos participativos de desenvolvimento comunitário integrado e sustentável, que contribuem de maneira demonstrativa no aprimoramento das políticas públicas, na qualidade de vida e no exercício da cidadania.

www.saudeealegria.org.br

Prómenino

É uma iniciativa da Fundação Telefônica que busca contribuir para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes por meio da disseminação da informação, do apoio das organizações que lidam com esta temática e da sensibilização da população em geral.

www.promenino.org.br

Radio Tube – Rede de Cidadania 

É uma comunidade de relacionamentos da internet que permite a construção de uma página pessoal, além de fazer downloads e uploads de produções de áudio e texto, como entrevistas, spots, músicas e radionovelas. A ideia surgiu de pesquisa do Criar Brasil junto a emissoras de rádio comunitárias, educativas e comerciais de pequeno porte em diferentes estados.

www.radiotube.org.br

Secretaria de Direitos Humanos

A Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) é responsável pela articulação interministerial e intersetorial das políticas de promoção e proteção aos Direitos Humanos no Brasil. Criada em 1977 dentro do Ministério da Justiça, foi alçada ao status de ministério em 2003.

www.sedh.gov.br

Selo Unicef – Amazônia

O Selo UNICEF Município Aprovado é a contribuição do UNICEF para o cumprimento da Agenda Criança Amazônia. Ampliado em 2009 para a Amazônia Legal Brasileira, o Selo UNICEF Município Aprovado começou no Semiárido brasileiro, onde já está em sua 3ª edição. É uma iniciativa baseada na mobilização social pela garantia dos direitos da infância e adolescência.

www.seloamazonia.org.br

Selo Unicef – Semiárido

www.selounicef.org.br

SIPIA

É um sistema nacional de registro e tratamento de informação criado para subsidiar a adoção de decisões governamentais sobre políticas para crianças e adolescentes, garantindo-lhes acesso à cidadania.

portal.mj.gov.br/sipia

SOS Criança e Adolescente
www.soscriancaeadolescente.com.br

Unicef

O Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF está presente no Brasil desde 1950, liderando e apoiando algumas das mais importantes transformações na área da infância e da adolescência no País, como as grandes campanhas de imunização e aleitamento, a aprovação do artigo 227 da Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente, o movimento pelo acesso universal à educação, os programas de combate ao trabalho infantil, as ações por uma vida melhor para crianças e adolescentes no Semi-árido brasileiro.

www.unicef.org.br

 Via Blog

Vivenciar, Interagir e Aprender. O VIA blog é um espaço de interação e aprendizagem, destinado à disseminação de informações sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), à troca de experiências bem sucedidas e ao debate sobre os problemas e as soluções para a garantia dos direitos infanto-juvenis. Profissionais que lidam com os direitos da criança e do adolescente encontrarão informações sobre violações de direitos – abandono, negligência e violência doméstica, adolescentes em conflito com a lei, envolvimento com drogas, falta de acesso à educação, evasão e fracasso escolar, falta de registro civil, trabalho infanto-juvenil, violência sexual e violações à saúde – e sobre metodologias de ação e exemplos de boas práticas que podem ajudar a enfrentar e solucionar as violações.

http://www.viablog.org.br/

 

 

 

 

 

 

About the Author

has written 1122 stories on this site.

One Comment on “Links”

Escreva um Comentário

 

Copyright © 2017 Rádio Margarida.
Licença Creative Commons
Todo o conteúdo do Portal Rádio Margarida está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.