Projeto Vento Norte

Projeto Vento Norte

O Projeto Vento Norte, desenvolvido pela ONG Rádio Margarida, em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH), foi lançado no dia 19 fevereiro, durante a primeira assembleia do ano de 2014 do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA). Na ocasião estiveram presentes representantes da Secretaria de Estado de Assistência Social (SEAS), Polícia Militar (PM), Ministério Público (MP), Ordem dos Advogados do Brasil seção Pará (OAB/PA), Instituto Universidade Popular (Unipop), Escola de Conselhos do Pará, Associação de Conselheiros Tutelares, além de outras instituições que fazem parte do Conselho.

O objetivo do projeto é a produção de materiais educativos em defesa dos direitos das crianças e adolescentes e a replicação desse material por meio de tecnologias de comunicação. Entre os temas abordados estão o enfrentamento da violência sexual e do trabalho infantil, além do direito ao esporte, à educação, dentre outros. A meta é oportunizar esses materiais, em áudio, vídeo, CD-ROM e cartilhas, para os atores do Sistema de Garantia de Direitos (SGD), especialmente conselheiros tutelares atuantes na região norte do país. No entanto, o material também alcançará radialistas, apresentadores de TV, usuários da internet e a sociedade em geral.

O projeto se baseia nas questões sociais estruturais e as desigualdades regionais, raciais, étnicas e de gênero, assim como situações de ameaça e violação dos direitos da criança e do adolescente.  De acordo com o UNICEFA, o relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância, em 2006, o nível de pobreza das crianças e adolescentes era de cerca de 50% para o Brasil, na Amazônia esse percentual era de 61%, no entanto em alguns estados da região esse percentual foi superior a 65%. Segundo estimativas da Sociedade Internacional de Prevenção ao Abuso e Negligência na Infância, 6,6 milhões de crianças brasileiras são vítimas anualmente de alguma forma de violência doméstica. Pelo menos 5,1 milhões de meninos e meninas perdem sua infância trabalhando em alguma atividade.

Nesse sentido, o projeto Vento Norte vem disponibilizar o material educativo, com base no método de educação popular, a partir de tecnologia social, em diferentes formatos de mídia, de maneira bastante sintetizada, possibilitando aos agentes trabalharem os materiais em regiões carentes de infraestruturas e recursos técnicos. Ao todo, serão distribuídos 15 mil kits com os materiais educativos para os conselheiros tutelares e conselheiros de direitos de mais de 5.500 municípios de todo o Brasil.

 

Deixe seu comentário

comments

Escreva um Comentário

 

Licença Creative Commons
Todo o conteúdo do Portal Rádio Margarida está licenciado sob uma licença Creative Commons - Clique aqui para saber mais
Copyright © 2017 Rádio Margarida.
Licença Creative Commons
Todo o conteúdo do Portal Rádio Margarida está licenciado sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.